Ozono [O3] e a Saúde
O que é Ozono?
- Ozono é uma forma especial de oxigênio, muito ativa.
- Na escala mais elevada da concentração (3,5% de Ozono em oxigénio apresenta efeito germicida devido ao seu forte poder oxidativo de destruição).
- O Ozono muda diretamente as cargas elétricas pelo aumento da membrana dos eritrócitos devido à flexibilidade e plasticidade dos eritrócitos
- O mecanismo indireto consiste da ozonólise, isto é, a reação da ionização do c com os ácidos graxos insaturados na membrana celular produzindo assim os peróxidos.
- Ozono comporta-se como um íon, não um radical livre sob o sangue fisiológico em pH normal mas entretanto nenhuma reação prenderá o radical livre para causar o “stress” oxidativo. Esta reação ativa o enzima 2,3-Diphosphoglycerate (2,3-DPG) na hemoglobina e libera oxigénio. Isto é de importância particular para os diabéticos em que 2,3-DPG é comprimido.
- O oxigênio - O2 - na natureza é composto por apenas dois átomos, enquanto o Ozono - O3 - é composto por três átomos.
- À temperatura ambiente, o Ozono é um gás invisível, com odor muito característico.
- Devido às suas características químicas, o Ozono pode ser utilizado também na desinfeção de água potável.
- Documentou-se que o Ozono pode ativar o monócito e os linfócitos, induzindo a produção de citoquinas tais como: interleucina, interferon e o FNR - fator de necrose do tumor (Jornal da Pesquisa Médica Internacional – Intl. Medical Research / 1994).
Poder curativo do Ozono:
Células saudáveis necessitam de oxigénio. A maioria das infeções ocorre devido à invasão dos anaeróbios, porém, isto não irá prosperar num ambiente rico em oxigénio. A deficiência de oxigénio no corpo, por exemplo: decorrente do ar poluído, do estilo de vida sedentário ou da dieta de alimentação tipo "fast-food" que requerem muita oxigenação para a eliminação de elementos nocivos ao corpo, incentiva a proliferação de bactérias anaeróbicas. O crescimento do número de micróbios prejudiciais conduzirá à deterioração das reacções enzimáticas, à sobrecarga de desperdícios metabólicos e finalmente à morte da célula.
Sob circunstâncias anaeróbicas similares, as células tendem à mutação e a uma vida mais primitiva, variando de respiração aeróbia para a respiração anaeróbica na síntese da energia. Dr. Otto Warburg vencedor do prémio Nobel em 1923 demonstrou que a causa preliminar do cancro é a ausência de reposição do oxigénio nas células e pela fermentação do açúcar. O Ozono é um dos oxidantes mais poderosos da natureza. É usado na purificação de água e tratamento dos esgotos, e está a ser aplicado atualmente como medicamento na Europa, desde feridas e colites ao cancro, bem como no tratamento complementar da S.I.D.A..
O mesmo Ozono na camada atmosférica que é responsável para proteger-nos dos raios ultravioletas sob a exposição ao sol e também oxidar poluentes no ar, podendo ser gerado a partir de oxigénio medicinal, através da descarga elétricas. É administrado como uma mistura dos gases: Ozono /oxigénio (O3/O2). De acordo com a dosagem (mg de O3 por ml de O2, na correta escala de concentração, o Ozono medicinal é um agente farmacêutico com propriedades específicas.
As propriedades do Ozono podem ser observadas por sua influência oxidativa sobre o metabolismo do oxigénio, a indução de enzimas específicas e a ativação de imunocompetentes. São estas influências sistémicas do Ozono que fazem com que seja uma ferramenta terapêutica de extrema importância.
Principais Benefícios:
• Elimina vírus, bactérias, leveduras, fungos e protozoários
• Estimula o sistema imunológico
• Melhora a circulação sanguínea
• Purifica o sangue e linfa
• Normaliza a produção hormonal e enzimática
• Reduz inflamações
• Reduz a dor
• Normaliza o sistema nervoso
• Combate hemorragias
• Melhora a função cerebral e a memória
• Oxida as toxinas, permitindo a excreção de metais pesados
• Previne e combate doenças degenerativas
• Previne e combate doenças autoimunes
Possui um efeito inibidor sobre o crescimento dos tumores, porque incrementa a produção de interferon e o fator de necrose tumoral, os quais são utilizados pelo organismo para combater as infeções e o cancro.
O Ozono atua como modulador do sistema imunológico.
NB: Deve-se utilizar em associação com Vit. E, (N-acetyl-n-acetyl-cysteine) e o Selénio.
Tipos de Administração do Ozono:
Há diversas formas para administrar o Ozono, dependendo da circunstância e patologia que está sendo tratada.
O desenvolvimento moderno da aplicação do Ozono na medicina começou nos anos 50 dentro Europa e gradualmente ocorreu a propagação em toda Europa, Austrália, Israel, Cuba, Brasil e Colômbia.
Em época mais distante, na Primeira Guerra Mundial, o Ozônio foi usado como medicamento para tratar feridas e outras infeções. Mais de 5.000 médicos em todo o mundo usam rotineiramente o Ozono em sua prática médica.
Presentemente pode ser utilizado como suplemento alimentar – em forma de ampolas - de qualidade através de uma formulação com Ozono fisiologicamente ativo, com ótima biodisponibilidade e de efeitos seguros.
Quando acrescentado sob a forma de ampolas, obtido por processo de saturação de óleo de Olea europaea (fruto) provoca uma ligação do ozono às caudas de ácidos gordos dos glicéridos do óleo vegetal (ozonização lipídica). Deste modo este complexo ozonado, assim formado, atravessa a parede intestinal. Mas segue preferencialmente a via linfática, para posteriormente ceder o Ozono as “zonas-alvo” no organismo.
Fonte: Dr. Heinz Konrad
Revisto e atualizado por: ProfDrJF