A Estatina natural (Monacolina K do arroz vermelho) é segura?

O que é e para que se usa?

Talvez não saiba, mas a levedura do arroz vermelho fermentado é um suplemento amplamente usado, popularizado pela medicina tradicional complementar, para o tratamento do excesso de colesterol.

Também conhecido como – Estatina natural - Tem sido usado como alternativa às conhecidas sinvastatina, (medicamento mais usado para combater o colesterol), e já provou ser eficaz na redução da gordura no sangue, dando mais elasticidade às artérias.

 

Será o arroz vermelho, com Monacolina K, uma alternativa preferível para a saudável redução do mau colesterol?

De facto, o arroz vermelho — ou melhor, o composto responsável pelos seus efeitos, a Monacolina K, também designada “lovaestaina” — pode ser eficaz no combate ao mau colesterol, mas pode também apresentar efeitos secundários adversos à sua saúde.

Apesar de haver muitos estudos com conclusões diferentes acerca do uso do arroz vermelho (Monacolina K) no combate à hipercolesterolemia, muitos especialistas concordam que são insuficientes as evidências que comprovem a segurança do seu uso.

 

E porquê?

Principalmente devido às consequências nefastas, que poderão depender também da dose ingerida, e que podem manifestar-se sobretudo a nível hepático e muscular.

 

Além disso, a Monacolina K pode ter interações indesejáveis com certos medicamentos que tome no seu dia a dia.

Até ao momento, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar não estabeleceu um nível máximo e seguro de Monacalina K a integrar os suplementos.

Deste modo, pode deduzir-se que certas doses de Monacolina K presentes no dito arroz vermelho podem representar riscos para a saúde da população em geral e de grupos vulneráveis em particular.

 

Aconselhe-se sempre junto do seu profissional de Saúde.