Sindrome de Asperger

Atualmente, não há nenhuma maneira de reverter o síndrome de Asperger. Mas há várias terapias e estratégias que podem melhorar o funcionamento da, e melhorar os comportamentos e a percepção. 

Com a crescente compreensão da síndrome, pessoas com síndrome de Asperger têm hoje uma maior oportunidade de alcançar o seu pleno potencial.
A combinação de terapias, ensino de estratégias, e outras abordagens podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa com a síndrome de Asperger.

Problemas e questões relacionados com as rotinas, pensamentos obsessivos e comportamentos, processos de comunicação, inibição, destreza, falta de jeito, etc. podem incluir o seguinte:

  • Adquirir mais habilidades sociais adequadas – o indivíduo aprende a interagir de forma mais eficaz e com sucesso com outras pessoas.
  • A abordagem centra-se na capacidade de compreender os sentimentos dos outros e reagir em conformidade. Este treinamento ensina como ler e responder adequadamente às sugestões sociais. É possível aprender a melhorar a empatia.
  • Treinamento de habilidades de comunicação. Este treinamento ajuda a desenvolver a capacidade de iniciar conversas. Isto pode incluir um discurso especializado e terapia da linguagem para ajudar a lidar com conversas normais.
  • Aprender a usar uma entonação interrogativa no, afirmativo, formas negativas e imperativo pode ajudar uma pessoa com síndrome de Asperger consideravelmente. Também, aprender a interpretar a linguagem, verbal e não-verbal, a fim de saber como responder ou interagir corretamente. 
  • Terapia cognitivo-comportamental. Esta terapia se concentra-se em aprender a controlar as emoções e diminuir interesses obsessivos e rotinas repetitivas.
  • Modificação de comportamento. Isto inclui estratégias para apoiar o comportamento positivo, diminuindo problemas de comportamento.
  • Terapia ocupacional ou física. Isto pode ser útil para pessoas com problemas de integração sensorial ou défice de coordenação motora .
  • Medicação. Não existem medicamentos para tratar a síndrome de Asperger em si. Os medicamentos podem ser utilizados para tratar os sintomas e condições particulares de co-existentes (depressão, hiperatividade, comportamento obsessivo-compulsivo).
  • O STA - Sindrome de Transtorno Avançado tem merecido muita atenção por parte da Medicina Tradicional Complementar [TCM] / Terapêuticas Integrativas [TNC]. 
    • Alguns estudos sugerem que dietas especiais, tais como dietas sem glúten e suplementos vitamínicos pode ser benéfico.
    • Evidências sugerem que a ingestão regular de óleos de peixe (DHA), com associação de minerais (Lithium e Magnésium) podem ajudar em termos cognitivos.
  • Educação e competências académicas – algumas crianças com síndrome de Asperger benefíciiam a partir de uma abordagem educacional que lhes proporciona não apenas com certos tipos de apoio, tais como notas de organização, trabalhos de casa, horários, mas também necessidades corretas de aprendizagem. Se a abordagem é bem organizada, a longo prazo, e realizada por profissionais treinados, a criança provavelmente irá integrar-se bem no ambiente escolar.

Embora as características centrais do síndrome de Asperger possam permaneçer para toda a vida, a maioria das crianças podem ter uma vida feliz e frutífera.