Shiatsu

Shiatsu é uma palavra japonesa que significa pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”).

É uma técnica terapêutica baseado na medicina tradicional oriental.

Tem sua origem numa prática com mais de dois mil anos de existência – a “Tao Yin”.

Introduzido no Japão por volta do século VI, foi contudo no início do século XX, que o terapeuta japonês Tamai Tempaku associou os conhecimentos de anatomia e de fisiologia aos métodos orientais antigos e assim obteve o primeiro esboço do Shiatsu como hoje é conhecido “Shiatsu Ryoho”, mais tarde “Shiatsu Ho” e actualmente, de Shiatsu.

Inicialmente conhecido como “Anma”, o Shiatsu ganhou estatuto próprio distanciou-se da medicina propriamente dita e integrou as práticas de fisioterapia e de quiropraxia, aliada às técnicas de pressão através dos dedos.

Através das mãos o terapeuta de Shiatsu, deteta os “desequilíbrios estruturais”, e através da pressão dos dedos, do poder mental e da emissão de vibrações de cura, rearmoniza e reequilibra as funções estruturais.

O Grão-Mestre Tokujiro Namikoshi, fundador desta terapia no Japão, disse: “Shiatsu é como o amor de uma mãe, a pressão sobre o corpo estimula a fonte da vida”.

Em 1964, o Shiatsu foi reconhecido pelo governo japonês como terapia

O Shiatsu, embora amplamente difundido, converteu-se no complemento perfeito à medicina sendo reconhecido na Europa e nos Estados Unidos.

Shiatsu é definido pelo Ministério da Saúde do Japão como:

“Tratamento que, através da pressão com os dedos e as palmas das mãos, sobre determinados pontos, corrige irregularidades, restitui a saúde, melhora enfermidades (dores, bloqueios energéticos, stress, tensões nervosas, etc.) promovendo a auto-cura”

Consideração importante:

Considerando a frequência vibratória (positiva ou negativa) que a cor do vestuário tem, podendo atrair estados de consciência que vibram nessa mesma frequência, é recomendável que:

  1. O terapeuta, “não utilize” cor pretavermelharoxomarroncastanho-escuro,cinzento-escuro e azul-escuro.
  2. O terapeuta durante do tratamento, através do seu poder mental, mentalize permanentemente a cor violetaverde e azul.