Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença do sistema digestivo.

Doença crónica inflamatória que afeta maioritariamente a parte final do intestino delgado, cólon transverso esquerdo e colon descendente. Normalmente apresenta sintomas semelhantes aos da colite ulcerosa.

Enquanto que a doença de Crohn afeta todas as camadas da parede intestinal, a colite ulcerosa afeta apenas a camada mais interna.

Os sintomas mais comuns:

  1. diarreia crónica,
  2. perda de peso e falta de apetite;
  3. inflamações dos olhos,
  4. dores articulares,
  5. problemas de pele,
  6. fissuras e fístulas.

Enquanto a absorção intestinal fica seriamente afetada, a doença de Crohn pode ser extraordinariamente debilitante e provocar deficiências nutricionais graves; em casos mais sérios pode conduzir à invalidez ou à morte.

A doença de Crohn Crohn afeta mais o sexo feminino, particularmente na faixa etária entre os 20 e os 40 anos (embora possa afetar pessoas de qualquer idade).

Contudo é um problema relativamente raro em pessoas de origem asiática ou africana.

Do ponto de vista da Medicina Alopática ainda se desconhecem as causas (existem várias teorias sobre a sua origem, sendo a mais comum atualmente de que se trata de uma doença autoimune), considerada incurável.

Do ponto de vista da Medicina Integrativa as causas são de origem alimentar, ambiental e Kármica.

Segundo os princípios macrobióticos a causa principal da Doença de Crohn, assim como de outras doenças inflamatórias do cólon, como a colite, é uma alimentação errada [excesso de lacticínios (o leite, o iogurte, as natas), açúcar, doces e adoçantes artificiais. Estimulantes, chocolate e especiarias são fatores contribuintes importantes.