Anemia

Razões que levam à baixa (falta, carência) de glóbulos vermelhos no organismo:

A produção de Eritrócitos (glóbulos vermelhos) na medula óssea está dependente de substâncias fundamentais no organismo (ferro, vitamina B12 e ácido fólico).

A existência de de qualquer um destes nutrientes em quantidade insuficiente, a produção de Eritrócitos (glóbulos vermelhos) é inadequada, a sua forma altera-se e perdem consequentemente a função de transporte do 02 (oxigénio) dando origem a um quadro de anemia. 

Tipos de Anemia:

  • Anemia Falciforme: é genética, causa a destruição dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) do sangue e caracteriza-se por apresentar sintomas
    : icterícia, edema (mãos e pés), dor generalizada por todo o corpo. Deve ser tratada através de uma alimentação racional, transfusão de sangue e, às vezes, com ajuda da penicilina.
  • Anemia Ferropriva: é causada por baixo consumo de alimentos ricos em ferro, por hemorragias. Deve ser tratada através de uma alimentação racional
     e suplementação de ferro.
  • Anemia Perniciosa: é causada pela deficiência de vitamina B12, provoca sintomas típicos da anemia, neuropatia e uma baixa concentração de ácido clorídrico no estômago. Pode provocar graves danos neurológicos.
  • Anemia Aplástica: é auto-imune, devido a uma deficiência da medula ósse na produção de células sanguíneas. Tratamento efetuado através de transplante de medula óssea e transfusão de sangue.
  • Anemia Hemolítica: produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Mais comum nas mulheres do que nos homens, caracteriza-se por apresentar sintomas:palidez, tontura, manchas roxas na pele, pele seca e olhos secos.
  • Anemia de Fanconi: é genética, caracteriza-se por apresentar sintomas: anomalias nos dedos e face. Pode ser diagnosticada + - aos 6 anos de idade, caso existam sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com imunossupressores.
  • Anemia Megaloblástica: caracterizada pelo tamanho anormal dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e uma baixa nos glóbulos brancos e nas plaquetas,  provocado por uma deficiência de vitamina B12. caracteriza-se por apresentar sintomas: dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e aftas (úlceras na boca), por exemplo.
  • Talassemia: é hereditária autossômica recessiva caracteriza-se por apresentar uma redução da taxa de síntese de uma das cadeias de globina que formam a hemoglobina o que resulta em sintomas de anemia.